Uma forte tempestade de granizo pode atingir um alto número de cidades ao longo desta segunda-feira (23), no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o alerta é válido especialmente a partir desta tarde e causado pelo efeito de uma frente quente que marca o começo de um grande episódio de instabilidade pelo estado.
Esta frente quente trará risco de chuva forte, raios e granizo de variado tamanho. Parte da instabilidade alcança pontos do centro e do leste do estado, podendo se estender para a Grande Porto Alegre, Serra e o Litoral Norte.
Na grande maioria dos locais, o granizo deve ser de pequeno diâmetro. Mas não em todos. É altamente provável que isoladamente possa ocorrer granizo de mediano a grande tamanho, até com potencial de causar danos.
Isso porque a instabilidade vai se dar sob uma atmosfera por demais quente em altitude. Hoje será o segundo dia seguido com granizo no estado.
Já que no final do domingo, houve ocorrência de granizo em cidades do sul e do leste gaúcho, como em Rio Grande, Morro Redondo, Cerrito, Pedro Osório e Gravataí.