A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Dila (Pode), que institui o Programa Municipal de Uso de Cannabis para Fins Medicinais, em Gravataí.
O projeto, que beneficia portadores de doenças graves, prevê o fornecimento gratuito do medicamento pela rede pública a pacientes com prescrição médica, incluindo posologia e autorização da Anvisa ou da Justiça.
O cannabis medicinal é um produto terapêutico feito a partir da extração de canabinoides da planta. Diversos estudos científicos comprovam a eficácia da substância no tratamento de várias doenças, como neuropatias, dores crônicas, epilepsia, autismo, esclerose múltipla, Alzheimer, Parkinson, entre outras.
O projeto de lei segue para sanção do prefeito Luiz Zaffalon e, se aprovado, entrará em vigor e beneficiará inúmeros de gravataienses que sofrem com diversas doenças.
Para o vereador Dila, o preço elevado desses medicamentos pode ser um impedimento para muitos. Por isso, este projeto busca fazer uma diferença real no bem-estar da população.

“Eu senti essa dor de perto e através de conversas com famílias e especialistas entendi o quão necessário é a criação deste programa, pois famílias passam por dificuldades financeiras para tratar seus entes queridos que precisam desta medicação.” Destacou o vereador.