Com a campanha “Doe Sangue e Compartilhe Vida”, foi iniciado uma nova ação para incentivar a doação de sangue até a inauguração da Unidade de Coleta, prevista para 2026, em Gravataí.
Na manhã desta quarta-feira (16), sete doadores foram levados até o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre. A coleta de sangue será revertida ao Hospital Dom João Becker.
Uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) viabilizou a ação que passa a ser realizada na terceira quarta-feira de cada mês. A próxima ida ao Hemorgs está prevista para ocorrer no dia 20 de agosto, quando serão disponibilizadas 14 vagas. Para participar, os interessados devem realizar uma inscrição clicando aqui.
“Com a inauguração da Unidade de Coleta Sangue, junto à UPA da 74, não será mais necessário ir até Porto Alegre. Vamos viver uma nova realidade que vai facilitar a doação de sangue no nosso município”, relata o vice-prefeito e idealizador da Campanha Doe Sangue e Compartilhe Vida, Dr Levi Melo.
A ordem de início para a construção da estrutura foi assinada no dia 13 de junho e tem previsão de conclusão estimada em cinco meses. “Nossa população é solidária e tem participado significativamente das ações que temos realizado e nós, como governo, estamos incentivando o gravataiense a ter o hábito de doar regularmente”, comenta o secretário municipal da saúde, Régis Fonseca.
“Se você tem boas condições físicas e não tem nenhum impedimento, se inscreva e doe sangue! A sua doação pode salvar até quatro vidas”, finaliza o vice-prefeito. Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial de identidade com foto.
A idade permitida vai de 16 a 69 anos, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 50 kg, já com o desconto das vestimentas. Não é preciso estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos antes da doação.
Também é importante ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação. Vale lembrar que o limite de idade para realizar a primeira doação é de 60 anos. PMG.