Uma ponte desabou no início da tarde desta quinta-feira (24) na localidade de Lajeadinho, em Caraá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Veja o vídeo!
A estrutura, conhecida como “Ponte Branca”, cedeu enquanto uma carreta bitrem carregada com toras de madeira passava pelo local. Com o colapso, o veículo caiu no rio e ficou parcialmente submerso.
O motorista conseguiu sair ileso. A ponte tinha cerca de 50 anos e havia recebido manutenção recentemente, com limite de peso de 30 toneladas. De acordo com a prefeitura, uma empresa que realiza transporte de madeira na região já havia sido alertada sobre a restrição de carga pesada.
A Prefeitura emitiu uma nota sobre o ocorrido: “A Prefeitura Municipal de Caraá vem a público manifestar-se oficialmente sobre a queda da Ponte Branca, ocorrida nesta quinta-feira, 24 de julho, por volta das 12h30, na localidade de Lajeadinho. As 12h33, o fato chegou ao conhecimento do Poder Público Municipal, e prontamente foram adotadas as primeiras providências, como o acionamento da ambulância, o deslocamento de maquinário, o isolamento da área afetada e as ações iniciais para o restabelecimento do abastecimento de água.
Foi determinada a elaboração de Decreto de Situação de Emergência. A equipe de Engenharia do Poder Executivo emitiu laudo técnico, que concluiu que o colapso da Ponte Branca foi provocado pela passagem de um veiculo do tipo bitrem, com peso estimado em 50 toneladas, excedendo em 67% o limite máximo permitido e claramente sinalizado de 30 toneladas. A estrutura, não projetada para suportar esse nível de sobrecarga, teve sua integridade comprometida, sendo esse o fator determinante para o colapso.
A Administração Municipal informa que, nesta sexta-feira (25), será iniciada a construção de uma passagem molhada provisória entre a Vilinha e o Lajeadinho, viabilizando a travessia de veículos leves. Para veículos de grande porte recomenda-se a utilização da rota alternativa pela Linha Padre Vieira. A Prefeitura de Caraá segue adotando todas as providências cabíveis, com a máxima celeridade, a fim de garantir a segurança da população, O restabelecimento do tráfego e o pleno atendimento das necessidades da comunidade atingida.” Diz a nota.
Ver esta publicação no Instagram