A AXIA Energia, líder em energia renovável no Hemisfério Sul, está investindo R$ 228,1 milhões na modernização da subestação de energia em Gravataí.
As obras, que incluem a atualização de seis grupos de equipamentos de grande porte, visam expandir a capacidade operacional para atender a reigão, garantindo mais qualidade na transmissão de energia.
A iniciativa, denominada “ampliação K”, reforça a confiabilidade e a eficiência do Sistema Interligado Nacional (SIN) e está sendo executada em seis fases. Na última quinta-feira (23), foi energizada a quarta etapa, que colocou em operação o banco de autotransformadores TF2 (525/230 kV), com 672 MVA de potência.
A previsão é que a modernização completa seja finalizada até o final de dezembro. “Esse investimento robusto na modernização da Subestação Gravataí proporcionará ainda mais eficiência ao atendimento energético da Região Metropolitana de Porto Alegre”, afirmou Patrick Cardoso, gerente de Engenharia de Implantação de Transmissão Sul da AXIA Energia.
A Subestação Gravataí é uma das infraestruturas cruciais para o abastecimento de energia no Rio Grande do Sul, especialmente para a Região Metropolitana de Porto Alegre. A unidade possui três transformadores e 2.016 MVA de potência instalada, sendo um ponto de conexão importante por onde passam as linhas de transmissão Caxias e Nova Santa Rita (525 kV), além da conexão com a Subestação Gravataí 2.
A AXIA Energia é responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do SIN. Toda a capacidade instalada da empresa provém de fontes renováveis, com 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar, destacando seu compromisso com a transição energética.








