O avistamento de luzes não identificadas no céu do rio Grande do Sul, deixou pilotos e controladores de voo em estado de atenção, na noite desse sábado (5).
Equipes do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, afirmam que não havia nenhum outro avião na região no momento em que os pilotos avistaram as luzes sobre o céu gaúcho.
O caso foi registrado pela Central de Controle do aeroporto por volta de 23h. De acordo com os relatos, as luzes acendiam, apagavam e se moviam rapidamente, mas não impediram o tráfego das aronaves.
O piloto do voo TAM 3406, que decolou de Guarulhos (SP) para Porto Alegre, descreveu a aparição das luzes. Na última noite outros voos teriam comunicaram perceberem luzes estranhas no céu do Brasil.
Abaixo segue vídeo e trecho da conversa dos pilotos com a torre de controle:
Piloto da Latam –“Por gentileza, só por curiosidade, tem algum reporte de algum objeto na nossa posição de 10h pra 11h, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?”
Controladora – “Não recebemos nenhum reporte.”
Piloto da Latam –“São umas luzes. Por vezes elas apagam e acendem… Às vezes são (sic) uma, às vezes duas, três…”
Controladora – “Vou repassar a informação, TAM 3406.”
Piloto da Latam– “Informamos pro centro, anteriormente, antes da descida, e eles nos retornaram que já teve reportes de encontros no mesmo local… Agora, por exemplo, tem uma bem sobre Porto Alegre, bem forte… Elas apagam e acendem, agora com mais intensidade.”
Controladora –“Muito obrigada pela informação, TAM 3406.”
Piloto da Latam – “Só para informação, a gente ainda continua avistando as luzes… Agora, de uma outra perspectiva, ela está bem ao sul de Porto Alegre, da cidade… Bem ao sul, sentido Argentina, sentido sul do estado… E elas são azuis e continuam aparecendo e se cruzando no céu.”
Controladora –“Tô ciente… O pessoal da torre informou que também avistou, porém, dizem que elas estão paradas… E a princípio não interferem na aproximação.”
Controladora – “O Azul 4657 tem condições de informar se avistou alguma luz no setor sul de Porto Alegre?”
Piloto da Azul – “Aaaah, eu ia informar vocês, mas ia falar pelo…. Na verdade, a gente tá vendo essas luzes desde lá de Confins… São três luzes girando em espiral entre elas aqui, bem forte.”
Controladora – “Ciente… Teve um reporte de aeronave que se aproximou anteriormente… Obrigada pela informação… O senhor tem condições de informar a altitude mais ou menos?”
Piloto da Azul – “Olha, a gente tava no nível 380 (38 mil pés) e elas estavam bem mais altas que a gente e na nossa proa, durante o voo todo.”
Nos últimos tempos esse tipo de aparição tem se tornado mais comum. O que de fato pode estar acontecendo?