Uma brutal onda de calor que atingirá o norte da Argentina nesta semana, irá se estender e atingirá também o Rio Grande do Sul, com marcas extremamente elevadas e muitíssimo acima da média desta época do ano.
Segundo a Metsul, o calor será mais intenso durante o final de semana no estado, com marcas extremamente altas se aproximando dos recordes históricos, como foi o caso das temperaturas registrada em janeiro deste ano.
Os dados seguem indicando a possibilidade de temperaturas máximas de até 45 °C na Argentina entre quarta e quinta-feira e isso irá refletir por aqui, onde as temperaturas já estão gradativamente subindo.
A próxima sexta-feira e o sábado podem ser os dias mais quentes no território gaúcho, com marcas perto ou acima de 40 °C em diversas regiões, podendo chegar próximo dos 42 °C na região oeste do estado.
Em Porto Alegre, Gravataí e toda região metropolitana no sábado a temperatura deve ficar ao redor dos 40 °C. E se mantém assim até o domingo, antes de uma virada no tempo que pode trazer temporal para a região.