O deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), irá protocolar nesta quarta-feira (4), um projeto de lei na Assembleia Legislativa, propondo o fim dos rodeios em todo o Rio Grande do Sul.
O deputado alega, que o projeto tem objetivo de acabar com maus-tratos que os animais sofrem durante os eventos. “Os rodeios são uma prática cruel. As provas colocam touros, cavalos e outros bichos em situações de estresse físico e psicológico. Eles recebem até mesmo choques elétricos antes de entrar na arena para ficar com medo e entrar gritando!”, afirma o deputado.
Maroni diz ainda, que os rodeios não fazem parte da tradição Gaúcha. “É engano imaginar que o rodeio representa a cultura do campo. Ele não faz parte da nossa tradição. Foi importado dos EUA e não traz nenhum enriquecimento ou aprendizado cultural”. disse o parlamentar.
O projeto, que segundo o deputado, ainda será protocolado, já causa polêmica onde pessoas ligadas aos movimentos tradicionalistas são contra a PL. Nas nas redes sociais, as opiniões se dividem, onde parte das pessoas são a favor do projeto e outra parte são contrárias ao projeto.
Segundo participantes dos eventos de rodeios, os animais não sofrem maus-tratos, pois os eventos são feitos com todos os devidos cuidados e que fazem parte da tradição.