Um fenômeno extremo foi registrado com temperatura abaixo de 0ºC na madrugada e calor acima de 30ºC durante a tarde desta sexta-feira (19), no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o tempo aberto com perfil seco da atmosfera e vento calmo a fraco durante esta madrugada proporcionou maior resfriamento em grande parte do território gaúcho,
Nas áreas de maior altitude do estado, a sexta-feira se iniciou até com formação de geada em baixadas da região dos Campos de Cima da Serra e temperatura mínima negativa de -0,6ºC em São José dos Ausentes.
Já a tarde, ao contrário, foi quente para os padrões de julho em parte do estado. As estações do Inmet indicaram 30,3ºC em Uruguaiana e 30,2ºC de máxima em Alegrete.
Fez ainda na rede oficial de estações meteorológicas máximas de 29,8ºC em Quaraí; 29,1ºC em São Vicente do Sul; 29,0ºC em São Borja; 28,6ºC em Santiago e São Luiz Gonzaga; e 28,4ºC em Campo Bom.
Em Porto Alegre, onde o dia começou com forte nevoeiro e depois o tempo abriu com céu claro e muito sol, a temperatura mínima na estação oficial do bairro Jardim Botânico foi de 10,3ºC com uma máxima de 26,3ºC.